• Lourenna Miguel

Curso de Defensores Populares presencial

Com o objetivo de capacitar quem vive em situação de rua para atuar como defensora e defensor popular na proteção e promoção dos direitos humanos e no fortalecimento da rede de proteção, realizamos no último dia 20 de maio, o Curso presencial de Defensores Populares da População em situação de rua, no Canto da Rua Emergencial.




A abertura foi marcada pelas falas de Samuel Rodrigues, do MNPR, Alessandra Martins, Edson Franco e Matheus Resende, do CEDDH MG e Dra. Júnia Carvalho, da Defensoria Pública.


Os 22 participantes foram provocados a pensar e participar das dinâmicas sobre os seguintes assuntos:

  • Características e Perfil dos Defensores Populares;

  • Contextualização sobre as lutas por direitos, conquistas históricas e a construção de políticas públicas;

  • Redes de Proteção e Defesa.

Cristina Bove convidou os participantes a pensarem sobre as lutas e conquistas de direitos da pop de rua e a partir desse exercício, construírem juntos a “árvore dos direitos.”.


Além disso, os cursistas participaram de um teatro fórum interpretando uma cena de violação de direitos da retirada de pertences, realidade diária que está em situação de rua. A partir da atividade todos contribuíram com as características necessárias para as ações do defensor popular.


Os direitos das mulheres em situação de rua foi o tema da fala da nossa agente social, Alessandra Martins.



Direitos e espaços de garantia e dinâmica da construção de redes foram o temário do último painel apresentando pela advogada popular, Maria do Rosário e a coordenadora da Pastoral de Rua da Arquidiocese de Belo Horizonte, Claudenice Rodrigues. Os serviços públicos como educação, segurança pública, saúde, assistência social e parceiros da sociedade civil apareceram nesta rede idealizada e montada pelos participantes.


Encerramos o curso com música e o convite de Samuel para continuarem o processo formativo nas reuniões do MNPR.


Todos os participantes receberam o certificado. Ressaltamos ainda, a presença no curso de representantes da pop de rua de diversos espaços (pessoas em repúblicas, ocupações, em situação de rua e representantes em conselhos).

Posts recentes

Ver tudo