top of page
População em Situação de Rua e Catadores de Materiais Recicláveis
O Brasil é o país que se encontra na segunda posição dos países com maior concentração de riqueza no mundo, tendo como consequência muitas pessoas vivendo à margem da sociedade. País este, com alto nível de vulnerabilidade social, e dentre estes a população em situação de rua se destaca. Sobrevivendo com pouca ou nenhuma renda, esta fatia da população, sobrevive de pequenos trabalhos e bicos, que configuram condições de trabalho, altamente violadoras de Direitos Humanos.
Vítimas da invisibilidade social e com múltiplas determinações imediatas, vinculadas à trajetória de vida, mas, sobretudo, com origem na base estrutural da sociedade, que perpetua o processo histórico de desigualdades sociais, a população em situação de rua e os catadores de material reciclável carregam as marcas da inclusão marginalizada, dos estigmas, da discriminação e preconceito que se manifestam em um estado de injustiças e violências (SILVA 2009).
Fonte: Cáritas Brasileira - Aprimoramento e Consolidação da tecnologia social do Centro Estadual de Defesa dos Direitos Humanos para a População em Situação de Rua e Catadores de Material Reciclável - CEDDH.
01
POP Rua
Conheça a População em Situação de Rua
02
Catadaores
Conheça os Catadores de Materiais Recicláveis
bottom of page